Temporais no RS: entenda como o relevo de Porto Alegre e as 'marés de tempestade' travam escoamento

O relevo de Porto Alegre é um ponto-chave para entender o acúmulo de água que causa enchentes na região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul. Em um cenário de chuvas intensas e constantes há cerca de duas semanas, o lago Guaíba bateu a máxima histórica de 5,33 metros, no último dia 4.

Após o nível do Guaíba e as inundações por Porto Alegre diminuírem, a previsão é que as águas voltem a subir devido às chuvas que caíram no Vale do Taquari no fim de semana. De lá, do rio Taquari, as águas escorrem para o Guaíba, que deverá sofrer com os impactos dos últimos temporais e atingir novo nível recorde até terça-feira (14). Projeções da UFRGS esperam que o nível suba para 5,5 m.


Em todo o estado, 447 de 497 municípios foram atingidos pelo desastre climático. A tragédia causou 147 mortos e deixou 127 desaparecidos até a manhã desta segunda-feira (13).

Juntamente com o relevo da capital, também contribuíram para a gravidade do cenário da Grande Porto Alegre causado pelas chuvas extremas:

  1. a formação topográfica das regiões no entorno da região metropolitana;
  2. a bacia hidrográfica da área;
  3. o efeito das tempestades no Oceano Atlântico.

1 - Topografia e relevo

Porto Alegre está localizada em uma planície, ou seja, em um território plano. Esse tipo de relevo é comum em áreas que ficam a poucos metros do nível do mar, que é exatamente o que acontece ali, já que a cidade tem uma altitude média de 10 metros.

Gramado, por exemplo, fica 850 metros acima metros do nível do mar, e São José dos Ausentes, município mais alto do RS, está a quase 1,2 mil metros de altitude.

Segundo Rualdo Menegat, coordenador-geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre e professor titular do Instituto de Geociências da UFRGS, alguns pontos da cidade são ainda mais baixos e ficam no nível do Delta do Jacuí (entenda mais abaixo).

É o caso da zona norte do município, onde fica o Aeroporto Internacional Salgado Filho, que alagou e ficará fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas.

Infográfico mostra geografia de Porto Alegre — Foto: Arte/g1

Infográfico mostra geografia de Porto Alegre — Foto: Arte/g1

Fotos

Outras Notícias

Cláudia Oliveira, pré-candidata à prefeita, participa de movimento feminino supra partidário em Porto Seguro

Cláudia Oliveira, pré-candidata à prefeita, participa de movimento feminino supra partidário em Porto SeguroNeste sáb...

Ônibus é atingido por carreta na BR-101 deixando quatro passageiros mortos

Ônibus é atingido por carreta na BR-101 deixando quatro passageiros mortosO ônibus saiu de Feira de Santana com desti...

Deputada estadual Cláudia Oliveira indica a construção de nova Rodoviária em Porto Seguro

Deputada estadual Cláudia Oliveira indica a construção de nova Rodoviária em Porto SeguroA construção de uma nova rod...

Certidão do TSE comprova que Robério Oliveira está apto para disputar as eleições 2024

Certidão do TSE comprova que Robério Oliveira está apto para disputar as eleições 2024Por Redação / VIA4116/05/2024 -...