Deputada Cláudia Oliveira promove ato em defesa das Baianas do Acarajé na Assembleia Legislativa da Bahia

Deputada Cláudia Oliveira promove ato em defesa das Baianas do Acarajé na Assembleia Legislativa da Bahia


Nesta segunda-feira (15), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, a Deputada Cláudia Oliveira promoveu  um Ato em Defesa do Ofício das Baianas do Acarajé, reunindo baianas de diversos municípios da Bahia, com objetivo de escutar, preservar e valorizar essa tradição tão emblemática do estado.


Na oportunidade, a Deputada destacou o Projeto de Lei nº 24.840/2023, em tramitação, que visa instituir o Programa Estadual de Incentivo, Proteção e Fomento ao Ofício das Baianas de Acarajé na Bahia. 


O objetivo é promover atividades, parcerias e ações que valorizem e protejam esse ofício, suas tradições e o exercício da profissão.


Além disso, foi anunciada a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ofício das Baianas de Acarajé, presidida pela deputada Cláudia, dedicada a acompanhar, discutir e implementar projetos em prol dessas profissionais na Bahia. 


“Nossa frente teve o apoio de 22 deputados e todos estão apoiando a luta da categoria. Temos um governador que está aberto a ouvir as demandas dessa profissão que tão bem representa o nosso estado”, apontou Cláudia.


Em fala, a Presidente da Associação Nacional das Baianas do Acarajé (ABAM), Rita Santos, explicou que a produção do dendê na Bahia tem caído ano após ano e não tem ocorrido investimentos no cultivo e no beneficiamento do insumo indispensável para o tabuleiro das baianas. 


“O Estado já teve 40 municípios produzindo, hoje são somente sete. A gente precisa que os deputados convençam o governador a olhar para o dendê da mesma forma que olha para o cacau”, sugeriu.


Também foi discutida a questão da saúde das baianas, que tem sido comprometida pela fumaça do azeite devido à baixa qualidade do material utilizado na produção do acarajé. 


A partir dos depoimentos ouvidos, a Deputada se comprometeu a exigir mais respeito e valorização para esse ofício, buscando o reconhecimento das baianas como patrimônio imaterial em cada município e assegurando-lhes condições dignas para trabalhar e viver com saúde.


Todos os pronunciamentos e propostas discutidos durante o evento serão levados ao Governador Jerônimo e aos secretários estaduais, com o objetivo de reafirmar a importância das baianas para a economia, história e cultura da Bahia.

Fotos

Outras Notícias

Cláudia Oliveira, pré-candidata à prefeita, participa de movimento feminino supra partidário em Porto Seguro

Cláudia Oliveira, pré-candidata à prefeita, participa de movimento feminino supra partidário em Porto SeguroNeste sáb...

Ônibus é atingido por carreta na BR-101 deixando quatro passageiros mortos

Ônibus é atingido por carreta na BR-101 deixando quatro passageiros mortosO ônibus saiu de Feira de Santana com desti...

Deputada estadual Cláudia Oliveira indica a construção de nova Rodoviária em Porto Seguro

Deputada estadual Cláudia Oliveira indica a construção de nova Rodoviária em Porto SeguroA construção de uma nova rod...

Certidão do TSE comprova que Robério Oliveira está apto para disputar as eleições 2024

Certidão do TSE comprova que Robério Oliveira está apto para disputar as eleições 2024Por Redação / VIA4116/05/2024 -...