Sacolé 'turbinado' com droga pode ser letal; entenda reações no corpo, como AVC e infarto

Por Poliana Casemiro, g1


Uma imagem que mostra um ambulante emmeio ao "esquenta" do carnaval carioca oferecendo uma versão"turbinada" do sacolé (ou geladinho) original, que promete umaexperiência psicodélica, viralizou nas redes. O saquinho do típico sorvetepreparado dentro de pequenos sacos plásticos vem com uma "bala" –nome popular para o MDMA.


🚨 O MDMA é uma drogapsicoestimulante que age sobre o sistema nervoso. A Delegacia de Repressão aosEntorpecentes abriu uma investigação para apurar a suposta venda do produto, apelidado de"sacolé com bala", em ensaios de blocos de carnaval doRio.

👉 Especialistasalertam que o perigo de uso da droga, somado às circunstâncias do carnaval,como o calor, risco de desidratação e consumo de bebidas alcoólicas, podetornar a experiência letal por conta de AVC e infarto.

Essetipo de droga, misturada com álcool, desidratação, pouca alimentação e calormuito forte, tem os efeitos aumentados. Uma aceleração cardíaca que a drogacausaria, nessas condições, viram um infarto. É uma aventura que pode terminarem morte.

— Felix Bauab, médico neurologista


O que acontece nocérebro sob o efeito da droga

O MDMA é uma droga psicoestimulanteque age sobre o sistema nervoso autônomo – que é como se fosse o nosso“controle central”, regulando a pressão arterial, frequência cardíaca etemperatura corporal.

Durante a ação da droga, o corpoaumenta a produção de adrenalina e noradrenalina, dois hormônios estimulantes.É a união dos dois que causa efeitos como aumentoda energia, da autoconfiança e da capacidade de respostas.


Segundo o neurologista Felix Bauab,especialista em neurociência do hospital Sírio Libanês, a pessoa sob o efeitoda droga sente como se tivesse “superpoderes”, o que pode ser arriscado.

“Apessoa fica destemida, com coragem de enfrentar riscos, e pode se colocar emsituações perigosas. Só isso, em meio ao carnaval, já é um risco. Mas, como ocorpo fica quando essa reação química acontece, é um risco aumentado em meio aocalor, aglomeração e desidratação", explica.

Orisco dos efeitos no corpo

O efeito da droga acontece por uma reação química. No corpo,isso se reflete em um desequilíbrio das funções vitais, como o aumento dapressão arterial e da temperatura corporal.

·        aumentandoo risco de infarto.·        pode levara um AVC.pode elevara temperatura corporal acima dos 40°C.·         

hiponatremia. Segundo o Guia deDoenças e Sintomas do Hospital Albert Einstein, a hiponatremia é uma alteraçãometabólica caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue em relaçãoao volume de água no organismo.

·        ·         Quando há umaquantidade de hormônio acima dos níveis naturais, o corpo acumula água e issofaz com que o sódio no sangue fique baixo, causandouma intoxicação por água.

·        ·        Adroga é ilegal e, por isso, não há qualquer controle de quantidade desubstância. Com isso, não há como definir a proporção do risco. A recomendaçãoé de que as pessoas não tomem isso porque pode mesmo ser letal.

Fotos

Outras Notícias

Anvisa aprova novo tratamento para câncer de bexiga

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na segunda-feira (15) uma no...

O frio chegou! Saiba como cuidar da saúde no inverno

Como diria o mestre Tim Maia: “vi o tempo passar, e o inverno chegar”. A estação de céu cinza, ventos frios e agasalh...

TDAH: a que se deve o aumento de diagnóstico em adultos?

A saúde mental vem recebendo cada vez mais atenção ao longo dos últimos anos e, com maior entendimento das questões, ...

Coceira no couro cabeludo? Seis possíveis causas que deve ter em atenção

Uma coceira persistente no couro cabeludo pode ser desagradável e até frustrante. Não consegue conter-se e é um ciclo...