Combatentes palestinos enfrentam forças israelenses em torno do Hospital Al Shifa, em Gaza



CAIRO (Reuters) - Forças israelenses e combatentes palestinos travaram combates próximos ao redor do Hospital Al Shifa, em Gaza, nesta quinta-feira, onde os braços armados do Hamas e da Jihad Islâmica disseram ter atacado soldados e tanques israelenses com foguetes e morteiros.
O exército israelense disse que continuou a operar em torno do complexo hospitalar na cidade de Gaza depois de invadi-lo há mais de uma semana. Suas forças mataram cerca de 200 homens armados desde o início da operação, “enquanto preveniam danos a civis, pacientes, equipes médicas e equipamentos médicos”, afirmou.
O Ministério da Saúde de Gaza disse que pessoas feridas e pacientes estavam detidos dentro de um edifício administrativo em Al Shifa que não estava equipado para lhes prestar cuidados de saúde. Cinco pacientes morreram desde o início do ataque israelense devido à escassez de alimentos, água e cuidados médicos, disse o ministério administrado pelo Hamas.
Al Shifa, o maior hospital da Faixa de Gaza antes da guerra , era uma das poucas instalações de saúde parcialmente operacionais no norte de Gaza antes dos últimos combates. Também abrigava civis deslocados.

Imagens não verificadas nas redes sociais mostraram sua unidade cirúrgica enegrecida pelas chamas e apartamentos próximos em chamas ou destruídos.

Os braços armados dos grupos militantes Hamas e Jihad Islâmica afirmaram num comunicado que “bombardearam, com uma saraivada de morteiros, reuniões de soldados israelitas nas proximidades do Complexo Al-Shifa” numa operação conjunta.

A Jihad Islâmica teve como alvo um tanque israelense com um foguete antitanque fora do hospital, disse em outro comunicado. Os militares israelenses disseram que militantes dispararam contra suas tropas de dentro e de fora do prédio do pronto-socorro.
Israel diz que tem como alvo militantes do Hamas que usam edifícios civis, incluindo blocos de apartamentos e hospitais, como cobertura. O Hamas nega ter feito isso.

Pelo menos 32.552 palestinos foram mortos e 74.980 feridos na ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, informou o Ministério da Saúde do território na quinta-feira.
Acredita-se que outros milhares de mortos estejam soterrados sob os escombros e mais de 80% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza estejam deslocados, muitos deles em risco de fome.

Fotos

Outras Notícias

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorizaçãoInstituições deverão suspender a oferta de vagas...

Escolas foram usadas para difundir ideologia autoritária na ditadura

Escolas foram usadas para difundir ideologia autoritária na ditaduraCensura e perseguição a alunos e professores tamb...

Enquete ‘BBB24’: veja como está a parcial da votação entre Alane, Bia e Pitel nesta terça-feira

Enquete ‘BBB24’: veja como está a parcial da votação entre Alane, Bia e Pitel nesta terça-feiraTrio de sisters disput...

Mega-Sena sorteia R$ 10,5 milhões nesta terça-feira. Veja como apostar

Mega-Sena sorteia R$ 10,5 milhões nesta terça-feira. Veja como apostarApostas podem ser feitas até as 19h do dia do s...