Lei Áurea: cidade do Pará foi a 2ª do Brasil a abolir à escravidão

Lei Áurea: cidade do Pará foi a 2ª do Brasil a abolir à escravidão

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano

Neste dia 13 de maio de 2024, quando se completa 136 anos do fim da escravidão no Brasil, uma cidade paraense se destaca na história por ter sido a 2ª no país e a primeira do Norte do Brasil a abolir a escravidão.  Mesmo tendo sido assinada em 1884, em Benevides, um movimento já lutava por isso 4 anos antes. 

No Pará, a Sociedade Libertadora de Benevides foi o movimento que mais ganhou força nesse período. Em 30 de março de 1884, anos antes de promulgada a Lei Áurea, essa localidade resolveu libertar-se da mão de obra escrava e acabou fortalecendo o aumento das fugas escravas em direção à colônia, fato este que vinha se dando desde o início da década de 1880. 

Em Belém já ecoava o barulho que a SLB fazia na região metropolitana. O jornal português, Diário de Notícias, saudou o movimento em uma das suas páginas: “colônia de cearenses prepondera no núcleo de Benevides, animada pelo movimento abolicionista de sua Província natal, pretende-se declarar livres todos os escravos ali existentes". 

O presidente da Província, o então Visconde de Maracajú, primo de Deodoro da Fonseca, presenciou a entrega das cartas de alforria de seis escravos, quatro anos antes da lei Áurea existir. Com isso, os escravos que sonhavam em ser livres, começaram a procurar pelo berço da liberdade. 

A assinatura da lei foi forçada através de muita luta e inúmeras formas de resistência, como: grandes embates parlamentares, manifestações artísticas, até revoltas e fugas massivas de escravizados, que a polícia e o Exército não conseguiam conter. No Brasil, quatro anos antes da lei ser assinada, os estados do Ceará e do Amazonas foram os primeiros a acabarem com a escravidão, dando ainda mais força para o movimento.

Fotos

Outras Notícias

Certidão do TSE comprova que Robério Oliveira está apto para disputar as eleições 2024

Certidão do TSE comprova que Robério Oliveira está apto para disputar as eleições 2024Por Redação / VIA4116/05/2024 -...

CLÁUDIA OLIVEIRA DEFENDE ESTADUALIZAÇÃO DE ESTRADA ENTRE ITABELA E PORTO SEGURO

A deputada Cláudia Oliveira (PSD) defendeu, em indicação encaminhada ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário...

Deputada Cláudia Oliveira promove ato em defesa das Baianas do Acarajé na Assembleia Legislativa da Bahia

Deputada Cláudia Oliveira promove ato em defesa das Baianas do Acarajé na Assembleia Legislativa da BahiaNesta segund...

Deputada Cláudia Oliveira destina ambulância para Porto Seguro através de emenda parlamentar

Deputada Cláudia Oliveira destina ambulância para Porto Seguro através de emenda parlamentar Foram entregues, na...