Insolação, desidratação: os problemas e riscos que o calor extremo trazem para saúde

Uma nova onda de calor assola oBrasil. No Rio, a sensação térmica foi de 59,5°C no final da manhãdesta quarta-feira. Os prejuízos ao organismo causados pelas altas temperaturasvão muito além do desconforto.

O perigo, não importa a idade e a boa saúde, começa quando a temperaturado ar supera a do corpo humano, de cerca de 36,5°C, segundo Fábio Gonçalves,professor de biometeorologia da Universidade de São Paulo (USP).Acima dessa temperatura, o corpo fica sobrecarregado para se manter emequilíbrio.

Não é exagero dizer que a saúde corre perigo e que há risco de morte.Basta olhar para o lamentável caso da morte da estudante Ana Benevides, deapenas 23 anos, após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift,realizado em novembro do ano passado, no Rio.

·        Como o corpo humano reage ao forte calor

— Os riscos associados ao calor extremo para a saúde são alarmantes epodem resultar em sérias consequências. Em situações onde as pessoas estãoexpostas a altas temperaturas, sobretudo em locais mal ventilados ou com grandeconcentração de pessoas, diversos problemas de saúde podem surgir — alerta acardiologista e intensivista Stephanie Rizk, especialista em insuficiênciacardíaca, transplante cardíaco e coração artificial da Rede D’Or, HospitalSírio-Libanês e médica da Cardio-Oncologia do InCor/ICESP da Faculdade deMedicina da USP.

Sintomas de insolação

A insolação é o problema mais preocupante associado à exposição ao calorextremo. Essa condição, considerada grave, é decorrente da incapacidade docorpo em controlar a própria temperatura. Os sintomas da insolação incluem:

·        ·        ·        ·        ·        ·        ·        E, em casos extremos, perda deconsciência.

Quais são os sintomas da desidratação?

Outro problema comum, segundo Rizk,é a desidratação, causada pela perda significativa de água e eletrólitos, o queé frequente em situações de calor intenso e suor excessivo.

—Sinais como sede extrema, boca seca, urina de cor escura, fadiga etontura são indicativos dessacondição — explica a intensivista.

Sintomas da exaustão pelo calor

Outra condição é a exaustão pelocalor, resultante da perda de água e sais minerais e inclui sintomas como fraqueza, dor de cabeça, náuseae tontura.

O que o calor provoca no corpo?

Além desses quadros causadosespecificamente pelo calor, as altas temperaturas agravam doenças pré-existentes. O calor pode impactar gravemente sete órgãos: cérebro, coração,intestinos, fígado, rins, pulmões e pâncreas.

Estudosfeitos pelo grupo de Paulo Saldiva, professor titular do Departamento dePatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP),especialista no impacto do meio ambiente sobre a saúde, mostram que o calor eleva o risco de crises deepilepsia, por exemplo.

Pessoas com doenças cardiovasculares também correm maior risco. O aumento da temperatura corporal provocavasodilatação, causando queda abrupta e intensa de pressão arterial. Alémdisso, exige que o coração bombeie sangue rapidamente. Entre os eventosprováveis que podem resultar da sobrecarga estão infarto e, em últimainstância, colapso cardíaco e morte.

 

Fotos

Outras Notícias

Overdose de vitaminas: Perigos e efeitos colaterais de tomá-las em excesso!

Manter uma boa saúde é um passo importante para viver mais tempo, e uma maneira de fazer isso é consumindo vitaminas ...

Inverno aumenta alergia nos olhos

A previsão do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para este inverno é de frequentes inversões térmicas e ...

Rinite e asma: por que crises alérgicas pioram no inverno

Espirros, coriza, nariz entupido, tosse. Com a chegada do inverno, crises de rinite e asma alérgicas tornam-se mais c...

Estudo aponta tratamento promissor no combate a câncer cerebral agressivo e sem cura

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um estudo experimental liderado por cientistas americanos e canadenses identificou um tr...