CLÁUDIA OLIVEIRA DEFENDE QUE MAIO SEJA O MÊS OFICIAL DE COMBATE À ENDOMETRIOSE NA BAHIA

A deputada Cláudia Oliveira (PSD)protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia que determina omês de maio como o mês oficial de combate à endometriose, a ser incluído nocalendário de atividades do estado. O PL prevê que, no mês em questão –escolhido por conta do Dia Internacional da Luta contra Endometriose, celebradono dia 7 de maio – sejam realizadas diversas ações preventivas, terapêuticas ede informação e conscientização a respeito da doença.



Entre as inúmeras ações indicadas namatéria, estão os mutirões de prevenção, diagnóstico e tratamento daendometriose; rodas de conversa com especialistas, simpósios, palestras eencontros para debates em torno do assunto, abordando, inclusive, aspectospsicológicos dos pacientes e divulgando informações e orientações necessárias àpopulação.



O Dia de Combate à Endometriose,segundo o PL nº 25090/2023, deve ser prioridade nasatividades das policlínicas regionais de saúde, com mutirões, atendimentos porequipe multidisciplinar, acesso aos exames complementares e assistênciafarmacêutica. 



Na justificativa, Cláudia Oliveirainformou sobre a endometriose, doença inflamatória crônica que acomete uma acada dez mulheres no Brasil, que ocorre quando o tecido da camada interna doútero começa a crescer fora dele. “Trata-se de uma doença séria, incapacitante,que pode afetar a fertilidade da mulher, provocar severas cólicas, doresabdominais e nas relações sexuais, dentre outros sintomas”, alertou. 



A social-democrata citou a médicaginecologista e fertileuta, Amanda Cútalo, segundo a qual a endometriose –doença sub-diagnosticada no Brasil – tem potencial incapacitante, reduzindo aqualidade de vida das suas portadoras e impactando o contexto socioeconômico noqual elas estão inseridas. Na opinião da especialista, a conscientização sobrea endometriose pode aumentar o diagnóstico da doença, tornar o tratamento maisprecoce e reduzir os impactos que a doença pode causar na vida pessoal e nasaúde reprodutiva da mulher. 



“Diante disso, é inegávelque o Estado necessita agir com celeridade no que se refere à proteção damulher com endometriose, somando esforços com as demais entidades existentes emprol do combate a essa doença tão severa”, reforçou a legisladora. 

Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...