Sextou? Cerveja gelada pode não ser a melhor opção para enfrentar a onda de calor

Sextou? Cerveja gelada pode não ser a melhor opção para enfrentar a onda de calor


como na atual onda de calor que afeta boa parte do país,combinam perfeitamente com uma cervejinha gelada, certo? Bom, paradesapontamento dos amantes da bebida, essa pode não ser a melhor dasestratégias para manter a hidratação.

Na verdade, o resumo é que, apesar dosaboroso frescor momentâneo, o álcool é conhecido por ser um poderosodiurético. Ou seja, ele intensifica a produção de urina e a perda de líquidosdo nosso corpo. Assim, associado ao aumento da transpiração provocada pelo solescaldante, criamos uma receita perfeita para a desidratação: algo no mínimoindesejável nesse clima quente.

Tecnicamente,dá para lembrar que o álcool, tanto de bebidas fermantadas como de destiladas,diminui a vasopressina, que é um famoso hormônioantidiurético (ADH).

reduzir sua quantidade não é a soluçãoideal para enfrentar o calor intenso desses últimos dias.

"Por isso o aumento da diurese[secreção de urina] após consumo de álcool. E isto explica também a 'ressacaalcoólica' do dia seguinte, puramente, desidratação. Em dias de calor esteprocesso de desidratação, piora, aumentado os sintomas", alerta Penna.

E quanto maioro teor alcoólico, maior a diminuição na produção de ADH. Nesse sentido,aguardentes como gim, rum, tequila, vodka e cachaça são consideradas asprincipais vilãs desse cenário.

Penna, porém ressalta que devido aoalto teor alcoólico dessas bebidas, muitas vezes, as pessoas limitam seuconsumo devido à rápida ocorrência de sintomas de embriaguez.

Isso difere, por exemplo, da cerveja,cujo teor alcoólico é mais baixo, permitindo um consumo mais exagerado e,consequentemente, desidratando o indivíduo por um período mais prolongado.

Por isso, é preciso estar atento aos sintomasda desidratação, os quais podem piorar conforme a idade da pessoa, já que idosos podemperde a percepção de sede. Geralmente, Paulo Olzon, clínico geral e médicoinfectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que ossintomas mais graves incluem as seguintes características:

·        ·        ·        ·        ·        ·        ·        ·        ·        ·         água e isotônicos.

·        quantidade diária recomendadade água para adultos varia conforme o peso e o estilo de vida, considerandofatores como a intensidade das atividades físicas. Em geral, a média é de 2litros (consulte a calculadora do g1 parauma estimativa personalizada).

·        ·        A dica então é reduzira quantidade e priorizar a qualidade da bebida.

No Brasil, não existem definiçõesoficiais para o que é considerado consumo moderado de bebidas alcoólicas. OCentro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), que é uma organização nãogovernamental e uma das principais referências sobre o tema no País, dizque, para moderar no álcool, a ingestão diária deve ser, nomáximo, de:

·         ou 2 taças devinho para homens ♂️;

·         ou 1 taça devinho para mulheres ♀️ e idosos.

·        ·        ·        Outras dicas paraenfrentar o calorão de forma geral

·         isso favorece a circulação do ar, mantendo o local fresco.

·        isso evita o aumento excessivo da temperaturacorporal, proporcionando conforto durante o sono.

·         algo que também ajuda a reduzir a temperatura do corpo,facilitando a transição para o sono.

·         contribuipara a hidratação da mucosa nasal.

·        Evitar praticar exercícios físicos das11h às 17h.

Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...