Tome vacina e olhe para seu corpo: oncologista Paulo Hoff dá 10 dicas para prevenir câncer

O câncer é um conjunto de muitas doenças diferentes. Todas têm em comum serem causadas por alterações do código genético das células. O mecanismo pode ser herdado ou adquirido ao longo da vida. As herdadas correspondem a cerca de 10% dos casos. Há também casos menos claros, em que variantes genéticas herdadas não causam, mas facilitam o surgimento do câncer. A grande maioria das alterações no código genético, no entanto, acontece por exposição a fatores ambientais ou mesmo por mutação surgidas ao acaso nas divisões celulares usuais no organismo. É sempre bom lembrar que não podemos mudar os fatores genéticos, mas que podemos mitigar os fatores ambientais.

A convite do GLOBO, o oncologista Paulo Hoff, diretor de Oncologia da Rede D’Or, dá 10 conselhos para prevenir o câncer.

Olhe para seu corpo

Os diferentes tipos de tumores vão ter sintomas e sinais distintos, mas o aparecimento de uma dor que não melhora, de sangramentos pouco explicados ou surgimento de nódulos ou caroços, além de mudanças significativas nos hábitos intestinas ou perda de peso sem razão aparente, devem levar o leitor a procurar uma orientação médica, para saber se é necessário fazer um aprofundamento de avaliação. Isso porque um câncer detectado precocemente tem mais chance de cura. Não existe um sintoma ou sinal que indique claramente que seja câncer, mas é preciso ficar atento aos sinais do organismo e a necessidade de uma avaliação mais profunda.

O câncer também é causado por vírus: vacine-se

Um dado pouco conhecido é de que próximo a 10% das mortes por câncer no Brasil estão associadas a diferentes tipos de vírus. Por isso, é importantíssimo manter a caderneta de vacinação em dia. Temos a vacina para hepatite e a vacina para o HPV, o papiloma vírus humano. Essas duas vacinas reduzem de maneira significativa o risco de você ter câncer associado a esses vírus, que são muito relevantes. Tanto a hepatite B como a C estão associadas a tumores no fígado. Entre as mulheres, o HPV ainda é uma causa bem frequente de câncer ginecológico. Mas também temos o câncer de canal anal, pênis e cabeça e pescoço que podem estar relacionados a exposição e esse vírus. Levar as crianças para serem vacinadas contra o HPV e contra hepatite B é fundamental.


Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...