Alergias alimentares: medicamento para a asma ajuda a prevenir reações graves à alimentos; entenda

Alergias alimentares: medicamento para a asma ajuda a prevenir reaçõesgraves à alimentos; entenda

 

Após o tratamento, 67%das crianças conseguiam tolerar, sem sintomas, uma pequena quantidade da comidaà qual são alérgicas

 

Um medicamento tradicionalmente usado para tratar aasma pode ajudar a proteger as pessoas dos perigos, ás vezes mortais, dasalergias alimentares, de acordo com um estudo publicado neste domingo narevista científica New England Journal of Medicine.

A pesquisa, financiada em parte pelo InstitutoNacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, testou omedicamento omalizumabe, comercializado sob nome Xolair, em 118 criançasalérgicas ao amendoim e pelo menos a outro alimento, como leite ou ovos.

O ensaio, realizado em 10 centros médicos nosEstados Unidos, descobriu que, após o tratamento, 67% das crianças conseguiamtolerar uma pequena quantidade de proteína de amendoim sem sintomas. Dos outros59 menores que receberam um placebo, apenas 7% conseguiram fazer o mesmo.

A FDA, agência que regula medicamentos nos EUA,aprovou no início deste mês o uso do medicamento para alergias alimentares emadultos e crianças a partir de um ano de idade. Há mais de duas décadas, oremédio já havia sido aprovado para asma alérgica.

Os cientistas alertam, no entanto, que omedicamento não garante que pessoas propensas a alergias possam baixarcompletamente a guarda, e que elas devem continuar tentando evitar os alérgenosconhecidos. Mas o medicamento deve reduzir as reações graves.

O Xolair é administrado por injeção a cada duas ouquatro semanas, o que não é fácil para os avessos a agulhas. No entanto, paraas pessoas que tiveram que viver com o medo constante de que o consumoinvoluntário de um alérgeno pudesse resultar em hospitalização, o tratamentopode ser "um divisor de águas", considerou Robert Wood, um doslíderes do estudo e membro da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...