Vacina da dengue

O Ministério da Saúde vai redistribuir 668 mil doses de vacina da dengue com prazo de validade em 30 de abril.


O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira que vai determinar a redistribuição das doses de vacina contra a dengue que estão com prazo de vencimento para abril. Ao todo, 668 mil doses com essa validade foram distribuídas pela pasta no início do calendário vacinal e parte já foi aplicada. O ministério, no entanto, ainda não tem o total de doses que precisarão ser remanejadas.

Ao todo, o ministério distribuiu 668 mil doses com vencimento em 30 de abril; 523 mil com vencimento em 30 de junho; e 84 mil em 31 de julho. A redistribuição vai seguir a ordem de prioridade pela data da validade.

O planejamento, que será detalhado em nota técnica a ser publicada ainda nesta quarta-feira, prevê que os estados redistribuam para os seus municípios as doses com vencimento próximo, com autonomia para a escolha.

Até o momento, das 1.2 milhões de doses distribuídas entre os estados e o Distrito Federal, 210 mil foram aplicadas em fevereiro e 324 mil em março. Ao todo, 13 estados ainda não prestaram informações sobre aplicação de doses contra a dengue. O Ministério da Saúde espera que o valor das doses redistribuídas seja a diferença dessas doses enviadas e as doses aplicadas.

Apenas o Matro Grosso do Sul e o Distrito Federal não farão essa redistribuição por já estarem amplamente contemplados com a vacinação, com cerca de 70 mil doses. As com vencimento próximo serão enviadas para o Amapá.

O Ministério da Saúde informou ainda nesta quarta-feira que vai receber mais 930 mil doses novas compradas, que vão garantir a continuidade da vacinação nos locais que já estão com o calendário em andamento e ampliar a aplicação em mais 154 municípios. A prvisão é que as doses já comecem a chegar nos locais na próxima semana para início da aplicação.


Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...