A lua cheia afeta nossas emoções e reações e sono? O que diz a ciência

A Lua Cheia afeta nossas emoções ereações e sono? O que diz a ciência

Por 

Dolores Pasman

 Em La Nacion

 ·         

Ariostome ensinou que a duvidosa/Lua abriga os sonhos, o inapreensível/O tempo que seperde, o possível/Ou o impossível, que é a mesma coisa.

O poeta argentinoJorge Luis Borges escreveu esse trecho em sua obra "O fazedor", naqual fez múltiplas metáforas sobre a imagem da Lua. No entanto, ele acaboudestacando a impossibilidade de captar a essência do astro, declarando-o “alémda (sua) literatura”.

Algo semelhanteacontece comigo desde que eu era pequena. Olho para para a Lua várias vezes e,quando ela é mostrada em sua plenitude circular, fico deslumbrada com tantabeleza. É algo que me enche de paz e serenidade mas, tal como Borges,considero-a “indecifrável e cotidiana”.

Fonte misteriosa eeterna de fascínio, inspirou inúmeros mitos e estudos ao longo da História, maspersistem esforços para descobrir a real influência da lua cheia nas pessoas.

As lendas urbanasbuscam associá-la a fenômenos tão variados como o aparecimento de lobisomens ealterações no comportamento humano. Entretanto, é crucial diferenciar ascrenças populares e o que é realmente apoiado por evidências científicas.

Certos comportamentos são aguçados

Acredita-se há séculosque certos comportamentos como a agressividade e a instabilidade emocional sãopotencializados durante a lua cheia. A partir disso, surge o termo lunático(pessoa que sofre de loucura em intervalos), que vem da palavra latina quesignifica “lunar”.

O que há de verdadepor trás dessa crença? Embora alguns cientistas argumentem que a gravidadelunar pode influenciar os fluidos do nosso corpo de uma forma semelhante àforma como afeta as marés, até agora não há provas conclusivas para apoiar essateoria. No entanto, Adela Comoretto, terapeuta holística, afirma:

— A lua cheia é ummomento de energia máxima e como somos 70% água, aconteceria com os humanos omesmo que com as marés.

Por outro lado,existem posições céticas em relação a isso, como a de Cynthia Zaiatz, psicólogado Sanatório Modelo Caseros, em Buenos Aires. Ela esclarece que"comportamentos não têm nada a ver com a Lua”. De fato, são necessáriasmais evidências para verificar a hipótese de pesquisadores que sugerem que osmovimentos do Sol e da Lua criam ondas sutis no campo magnético da Terra, quepoderiam ser percebidas pelos seres vivos.

Noites alteradas

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar do Tempo da Universidade de San Andrés estudaram pessoas de três comunidades na Argentina: um bairro na periferia de uma cidade, um pequeno assentamento rural com acesso limitado à eletricidade e um grupo de pessoas numa área remota que não tinha acesso à eletricidade.

Os autores do estudo também analisaram o sono de 464 estudantes da Universidade de Washington. Todos os participantes usaram dispositivos de monitoramento por pelo menos uma semana e, em alguns casos, até dois meses. Os pesquisadores compararam seus padrões de sono com as fases da Lua. As pessoas demoravam de 30 a 80 minutos a mais para adormecer durante o período anterior à lua cheia e perdiam de 20 a 90 minutos de sono total nessas noites.

As descobertas sugerem que a lua cheia pode ter tornado as pessoas mais ativas à noite, o que explica por que as diferenças no sono foram mais profundas em comunidades com menos acesso à eletricidade. A luz artificial, disseram eles, poderia produzir um efeito semelhante.

Pablo Ferrero, especialista em Medicina Ocupacional e diretor do Instituto Ferrero de Neurologia e Sono explica que, do ponto de vista científico, a lua cheia reflete mais luz solar, o que aumenta a luminosidade ambiente. Isso impacta a retina, que interpreta o aumento da luz como se fosse amanhecer ou como se o sol não tivesse se posto.

— Portanto, isso pode alterar o horário em que estamos acostumados a dormir, ou modificar os ciclos do sono — comenta.

O que diz a astrologia

Vanesa Maiorana e Alejandro Luna, professores de Astrologia na Fundação Columbia, explicam que o potencial efeito da lua cheia é um pouco exagerado pelas pessoas. Como detalha Maiorana, essa fase da Lua representa uma busca por segurança emocional:

— Essa é a sua função mais primitiva, a forma como buscamos nos sentir seguros, de sobrevivência.

Ela cita Torkom Saraydarian, autor e professor espiritual com profundo conhecimento de filosofia esotérica, que dedicou uma parte significativa de seu trabalho a explorar o impacto e a importância dos ciclos lunares, especialmente as luas cheias, na vida espiritual e no desenvolvimento humano.

— Ele considerava a lua cheia uma oportunidade para meditação profunda e trabalho espiritual. Ele afirmou que durante essa fase da Lua a energia e a influência espiritual estão no seu máximo, o que facilita uma conexão mais profunda com as dimensões entre pessoas, facilitando uma maior recepção de energias sutis — diz Alejandro Luna.

Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...