Estrogênio e nicotina: estudo aponta que hormônio torna mulheres mais propensas ao vício em cigarro

Estrogênio e nicotina: estudo aponta que hormônio torna mulheres mais propensas ao vício em cigarro; entenda

Descoberta pode abrir novos caminhos para o tratamento de pessoas que querem abandonar o tabagismo

Por 

 — Rio de Janeiro

 

O hormônio sexualfeminino, o estrogênio, e sua associação com a nicotina, presente nos cigarrosde tabaco, pode tornar as mulheres mais propensas ao vício. A descobertaapresentada por pesquisadores da Universidade de Kentucky, nos EUA, no encontroanual da revista American Society for Biochemistry and Molecular Biology, nestasegunda-feira, pode potencialmente abrir novos caminhos para o tratamento depessoas que querem parar de fumar.

Os dados do novo estudosugerem que as mulheres se tornam dependentes da nicotina após menos exposiçãodo que os homens. Elas também têm mais dificuldade em abandonar o uso dasubstância. A equipe da Universidade de Kentucky decidiu investigar essa disparidadeentre os fumantes, descobrindo que ela poderia ter algo a ver com os hormônios.

EstrogênioX Nicotina

Os pesquisadores vasculharam uma grande biblioteca de genesconhecidos por serem ativados por esse hormônio, especificamente aqueles queatuam no cérebro. Apenas uma classe de genes candidatos se enquadra nestecritério: aqueles que codificam um grupo de proteínas chamadas olfatomedinas,que desempenham uma ampla gama de papéis no desenvolvimento inicial e funcionaldo sistema nervoso.

Liderada pela estudantede doutorado Sally Pauss, a equipe realizou, então, uma série de estudos comcélulas uterinas humanas e ratos para compreender melhor as interações entreolfatomedinas, estrogênio e nicotina. Através das suas experiências, foiconstatado que estrogênio ativa as olfatomedinas, que, por sua vez, sãosuprimidas na presença de nicotina em áreas do cérebro envolvidas na recompensae na dependência. Em outras palavras, esse intermediário da olfatomedinapoderia estar levando os indivíduos a procurar a nicotina para satisfazer essescircuitos de recompensa.

Comoparar?

Segundo Pauss, a equipe espera que a pesquisa abra portas paranovas possibilidades de tratamento que ajudem as mulheres a parar de fumar.Agora, o grupo quer realizar mais estudos que determinem definitivamente se oestrogênio contribui para o vício da nicotina.

— Nosso trabalhoesperava entender o que torna as mulheres mais suscetíveis ao transtorno poruso de nicotina, a fim de reduzir a disparidade de gênero no tratamento dadependência. Nossas descobertas têm o potencial de melhorar a vida e a saúdedas mulheres que lutam contra o uso indevido de substâncias — disse apesquisadora.

Os pesquisadoresafirmam que esse conhecimento pode ser particularmente útil para aqueles quetomam estrogênio na forma de contraceptivos orais ou terapia de reposiçãohormonal, o que pode aumentar o risco de desenvolver um transtorno por uso denicotina.

— Se pudermos confirmarque o estrogênio impulsiona a procura e o consumo de nicotina através dasolfatomedinas, poderemos conceber medicamentos que bloqueiem esse efeito,visando as vias alteradas. Esperançosamente, essas drogas tornariam mais fácilpara as mulheres abandonarem a nicotina — diz Sally Pauss.

Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...