Incontinência urinária: urologistas alertam para aumento de casos em mulheres jovens; entenda as causas

Incontinência urinária: urologistas alertam para aumento de casos em mulheres jovens; entenda as causas

Especialistas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo citam fatores como passar muito tempo sentado, sem pausas para ir ao banheiro, e outros hábitos nocivos


Urologistas doHospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo fizeram um alertaapós observarem um aumento de casos de incontinência urinária entre mulheresjovens. O problema já é altamente prevalente entre as mais velhas, comestimativas que chegam a 45% das acima de 40 anos, de acordo com a SociedadeBrasileira de Urologia (SBU).

No comunicado,divulgado pelo governo paulista, os especialistas explicam que a incontinênciaurinária é um quadro caracterizado por qualquer perda involuntária de urina.Ela pode ser de urgência, mais grave, quando não é possível chegar a nobanheiro a tempo, ou de esforço, quando ocorre em momentos como atividadefísica, durante uma tosse ou um riso.

Existem algumascausas para a maior prevalência do problema entre mulheres, entre elas o fatode a uretra – tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo – sermais curta, e a musculatura que contrai essa região ser mais frágil. Durante agestação, por exemplo, o aumento da pressão abdominal na área é um fator quepode levar à incontinência.

No entanto, os urologistasdo HSPE destacam que o crescimento observado nas queixas entre mulheres jovensestá provavelmente ligado a fatores de estilo de vida, como passar muito temposentado durante o dia segurando a urina. Explicam que o ideal é, a cada 3 ou 4horas, fazer uma pausa para ir ao banheiro. A orientação vale tanto paramulheres, como para homens, e ajuda também a evitar casos de infecção urinária.

Além disso, citam queo tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, a obesidade, a má alimentação eo sedentarismo também contribuem para o problema. É o que destaca a médicaurologista do HSPE Lorella Auricchio:

“Se a pessoa, uma vezna vida, teve perda de xixi, por estar muito apertado, não há problema. Mas épreciso ter atenção se a situação é recorrente, mesmo que pouco. É muito comumver que as pessoas normalizaram o escape de urina, mas é preciso investigar oproblema, que pode estar associado a outras doenças. Às vezes, mudança noshábitos já ajuda, mas há casos que necessitam de cirurgia (sling) para tratamentodefinitivo, visando melhorar a qualidade de vida do paciente”, diz na nota.

Ela afirma ainda queoutro método para prevenir os casos é a fisioterapia específica para ofortalecimento do assoalho pélvico. E lembra que, em caso de recorrência deperda de urina, é importante buscar um urologista para receber o devidodiagnóstico e orientação de tratamento.

Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...