viajar melhora a saúde e prolonga a vida

Ainda não inventaram nada mais eficaz para descansar a cabeça e o corpo do que viajar. Longe da rotina e dos problemas, é natural ficar com o humor melhor, a disposição renovada, o semblante tranquilo. E não basta só estar de férias. Para relaxar completamente, é importante mudar de cenário.

— Quando ficamos em casa de férias, a rotina muda, mas nem tanto. Tem o dia a dia de almoço, arrumação, ir ao mercado, resolver pendências... – diz a neuropsicanalista Priscila Gasparini Fernandes.

Bem diferente de períodos em viagem, nos quais, desconectada do dia a dia – com grupos de trabalho silenciados, redes sociais em ritmo mais lento e problemas esquecidos em casa —, a saúde naturalmente melhora.

Os benefícios do passeio, explica a médica, começam com a simples melhora do sono.

– Quando estamos viajando, dormimos bem porque estamos curtindo aquele momento. E não deixamos os problemas do dia a dia atingirem o inconsciente, a ponto de ficarem martelando a cabeça.

Capital cultural e turística do Marrocos, Marrakech é um dos cinco destinos indicados pela jornalista Renata Araujo — Foto: Arquivo pessoal
Capital cultural e turística do Marrocos, Marrakech é um dos cinco destinos indicados pela jornalista Renata Araujo — Foto: Arquivo pessoal

Noites bem-dormidas, por vocação, melhoram o metabolismo e, como fazem o corpo funcionar melhor, ainda previnem doenças.

Sem contar que a convivência com família, amigos ou novos conhecidos, em momentos de descontração, proporciona lembranças, risadas e trocas.

– Tudo isso libera neurotransmissores que inibem o cortisol (o hormônio do estresse) e evita a produção de toxinas que fazem mal ao corpo — explica a neuropsicanalista.

Um estudo realizado pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que aproveitaram as férias tiveram menos riscos de desenvolver síndrome metabólica – condição que envolve pressão, colesterol e diabetes altos –, aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame.

— A maioria dos problemas cardíacos ocorre por causa do estresse. E, quando estamos com a parte cognitiva ativa, conhecendo novos lugares, tendo novas sensações, evitamos que o cortisol fique elevado e provoque uma síndrome metabólica — diz Priscila.

Viajando, explica, as pessoas depositam no cérebro informações de História, gastronomia e lugares que antes não tinham.

— E novas experiências cognitivas e sensoriais fazem com que o cérebro tenha uma neuroplasticidade diferente e, com isso, rejuvenesça.

A maioria dos problemas cardíacos ocorre por causa do estresse. E, quando estamos com a parte cognitiva ativa, conhecendo novos lugares, tendo novas sensações, evitamos que o cortisol fique elevado e provoque uma síndrome metabólica”

— Priscila Gasparini Fernandes, neuropsicanalista

É o que tem feito a jornalista Renata Araújo, autora da plataforma de turismo You Must Go!, ao longo dos últimos 11 anos.

— Viajar é me atualizar — diz a globetrotter, que já morou na Espanha, nos Estados Unidos e na França, conhece 60 países e passa mais da metade do ano fora de sua casa, no Rio.

Referência para viajantes 40 +, Renata indica cinco destinos-desejo pelo mundo com boa gastronomia, hotéis confortáveis e vida cultural das melhores. Tudo o que nossa saúde precisa para ficar zerada.

Capital do golfe

A apenas uma hora ao norte de Miami e a duas de Orlando, Palm Beach é uma região localizada ao longo da costa sudeste da Flórida que reúne 39 cidades e vilas, hotéis luxuosos, opções gastronômicas refinadas e mais de 75 quilômetros de praias calmas. Considerada a capital do golfe, com mais de 160 campos, também está bem servida em termos de cultura, com mais de 200 museus, teatros e atrações culturais.

Roteiro completo

A capital da Espanha vem mostrando sua vocação como recém-capital da hotelaria de luxo da Europa. Nos últimos anos, três grandes players abriram seus hotéis em Madri: Four Seasons, Mandarin Oriental e Rosewood. É ali que estão também alguns dos melhores restaurantes do mundo, além de uma vasta opção de programas culturais, com museus superdisputados. Ou seja, Madri é uma capital completa.

Enoturismo

Nomeada Patrimônio Mundial, a região do Douro tem paisagens belíssimas e hotéis fantásticos dentro de belos vinhedos. Facilmente acessada do Porto, é uma viagem de enoturismo que não tem erro e funciona em diversas épocas do ano. Além de degustações, tem passeios de barco, restaurantes gastronômicos e museus. Sugiro se hospedar na Quinta de São Bernardo, na Quinta do Vallado ou no Six Senses Douro Valley.

Cidade dos superlativos

Cosmopolita, a pequena vila de pescadores no Golfo Arábico surpreende com hotéis grandiosos e restaurantes dos melhores chefs do mundo. Ao mesmo tempo, convida o turista a se esbaldar no deserto e preserva a cidade antiga, com o maior mercado de ouro de que se tem notícia. Com 80% da população composta por pessoas de 200 nacionalidades, Dubai tem o inglês como língua-base, zero violência e merece mais que uma escala entre um voo e outro.

Destino exótico

Conhecida como "Cidade Vermelha'', por conta da cor predominante em sua arquitetura, a capital cultural e turística do Marrocos, Marrakech é rodeada por palmeiras e muralhas fortificadas. Para garantir conforto e segurança, vale contratar um guia para os passeios. Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, a Medina de Marrakech é um dos pontos altos da cidade, que ainda tem o museu do estilista Yves Saint Laurent.

Fotos

Outras Notícias

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo' divulga 1ª imagem de cérebro humano

Máquina de ressonância 'mais poderosa do mundo'  Tecnologia atinge novo nível de precisão em exames e pode revol...

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%Trata-se do menor reajuste desde 2020 Share on WhatsApp&n...

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebêsDose deve ser administrada na mãe durante a gesta...

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no RioComponente do sangue é essencial para tratar a forma...