Efeito Lula: com 306.111 novas vagas, emprego formal volta a surpreender em fevereiro

Efeito Lula: com 306.111 novas vagas, emprego formal volta a surpreender em fevereiro

De acordo com Ministério do Trabalho, número é 21,2% superior ao de fevereiro de 2023. No acumulado do ano, mercado já registra 474.610 empregos e resultados animadores podem levar Fazenda a rever PIB de 2024

Jonathan Campos - AEN/PR

Faz o L: todos os setores da economia brasileira confirmaram as projeções do governo federal e do mercado




O mercado formal de trabalho no Brasil apresentou resultados além do esperado para o mês de fevereiro. Relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revela que foram gerados 306.111 novos postos com carteira assinada no país. O cenário animador já era aguardado, pela manhã, por economistas e consultores. Sem citar números, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), admitiu rever as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para cima.

O relatório do Caged contabiliza um crescimento de 21,2% no número de empregos formais, se comparado com fevereiro do ano passado, quando identificou 252.490 novas vagas. De acordo com o MTE, foram registradas 2.249.070 admissões e 1.942.959 demissões. No acumulado de 2024, o mercado já totaliza 474.610 trabalhadores com carteira assinada.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), celebrou o resultado acima da expectativa. Parabéns, presidente Lula, pelo ritmo do governo que tá melhorando a vida do povo brasileiro, com mais emprego, renda e oportunidades para todas as pessoas”, elogiou o senador, pela rede X.

LEIA MAIS:

Fipe: acordos coletivos garantem 5% de aumento real dos salários em fevereiro

“O Brasil, sob a liderança do presidente Lula não está dando mole para o fantasma do desemprego!”, brincou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, também pelo X. “Com trabalho sério e diálogo estamos abrindo caminho para melhorar a vida dos brasileiros de todas as regiões de nosso país”, assinalou Alckmin. 

Saldo positivo em todos os setores

Os números positivos estavam previstos por consultores e economistas que observaram a resiliência do mercado formal de trabalho, durante o mês de fevereiro. De acordo com o jornal Valor Econômico, depois de ouvir 19 consultorias e instituições financeiras, as estimativas davam conta de 230 mil novos postos de trabalho gerados. Na plataforma Trading Economics, o consenso era de 180,3 mil.

LEIA MAIS:

Otimismo: 25 de 29 setores do empresariado industrial confiam na economia do país, diz CNI

Todos os setores da economia brasileira confirmaram as projeções do governo federal e do mercado. Os saldos positivos foram observados pelo Caged nos Serviços (193.127), na Indústria (54.448), na Construção Civil (35.053), no Comércio (19.724) e na Agropecuária (3.759). Entre os estados, São Paulo lidera na geração de empregos, com 101.163 novos postos, seguido por Minas Gerais (35.980) e pelo Paraná (33.043).

Em coletiva na terça-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), já falava em “resultados extraordinários” para o mercado formal de trabalho, em fevereiro. No mesmo tom, seu colega da Fazenda também se referiu aos resultados como “muito expressivos”, antes mesmo de o Caged divulgar o relatório. Haddad chegou a prometer a revisão das perspectivas para a economia brasileira em 2024.

Revisão do PIB

À rádio Itatiaia, na manhã desta quarta, o chefe da Fazenda admitiu que resultados positivos apresentados pelo Caged podem levar a pasta a reconsiderar a previsão do PIB brasileiro. “O Ministério da Fazenda será obrigado a rever, sim, a projeção de crescimento para esse ano. Acredito que a área técnica vai concluir que o crescimento pode ser, sim, superior a 2,2%”, reconheceu.

Haddad disse ainda que a economia brasileira está iniciando um novo ciclo de crescimento, com geração de emprego e renda, e que o Governo Federal dispõe de boa vontade para equacionar a questão da dívida dos estados, Projeto de Lei a ser enviado ao Congresso nos próximos 60 dias.

Da Redação, com informações de UOL, Poder360, G1, Valor

Fotos

Outras Notícias

Deputada Cláudia Oliveira promove ato em defesa das Baianas do Acarajé na Assembleia Legislativa da Bahia

Deputada Cláudia Oliveira promove ato em defesa das Baianas do Acarajé na Assembleia Legislativa da BahiaNesta segund...

Deputada Cláudia Oliveira destina ambulância para Porto Seguro através de emenda parlamentar

Deputada Cláudia Oliveira destina ambulância para Porto Seguro através de emenda parlamentar Foram entregues, na...

Deputada Cláudia Oliveira marca presença nas entregas de saúde para o Extremo Sul da Bahia*

*Deputada Cláudia Oliveira marca presença nas entregas de saúde para o Extremo Sul da Bahia*Nesta sexta-feira (10), o...

CLÁUDIA OLIVEIRA APLAUDE DIA NACIONAL DO TURISMO

Deputada Cláudia Oliveira (PSD)Foto: AscomALBA/AgênciaALBAA deputada Cláudia Oliveira (PSD) fez inserir na Ata dos Tr...